Lesão no Menisco

O que é e como tratar?

Nos joelhos, existem duas estruturas chamadas meniscos que se encontram entre os ossos do fêmur (região da coxa) e a tíbia (região da perna).
Os meniscos absorvem impacto nos joelhos, sendo especialmente demandados nos movimentos de salto, de giro e de agachamento. Podem ser lesionados (machucados) em diversas situações, ocorrendo de forma mais frequente nos movimentos de giro.
Quando ocorre uma lesão no menisco, diversos tratamentos podem ser realizados. Esses são baseados no padrão da lesão meniscal. Sejam lesões traumáticas (cirúrgicas) ou atraumáticas/degenerativas (normalmente não cirúrgicas).
?Formas de tratamentos:
1? | Não Cirúrgico: Em que o paciente passa a conviver com o menisco machucado, pois este não o incomoda de forma importante. A fisioterapia é importante para ajudar no processo de adaptação. Em alguns casos, dependendo do tamanho da lesão, ocorre cicatrização espontânea. Muitas vezes uma infiltração articular se faz necessária.
2? | Cirúrgico:
Consiste numa técnica em que se retira apenas o pedaço "machucado" do menisco. Nessa cirurgia, o paciente retorna rapidamente às suas atividades do dia a dia, porém as chances de artrose no futuro são maiores. Elas podem ser de dois tipos: meniscectomia (ressecção do menisco lesado) e sutura meniscal (dar pontos no menisco aproximando as bordas da lesão permitindo a sua cicatrização e preservando o menisco). A melhor opção será avaliada pelo seu médico.
Se você sente dores nos joelhos, procure um médico ortopedista e traumatologista, ela irá buscar o tratamento ideal para você.

??Em nossa clínica contamos com os médicos: Dr. Carlos Henrique da Silva (CRM/MG19410), Dr. Pedro Henrique Nunes da Paz Silva (CRM/MG 56996) e Dr. Paulo Victor Nunes da Paz Silva (CRM/MG 62087).